Roteiro

ROTEIRO OFICIAL –  “Circuito Judaico – Grupo Hallel – 2017″

(clique nos nomes dos hotéis para visualizar as fotos das acomodações)

 

16/10

Domingo – Saída de Confins – BH-  Vôo da TAP – Encontro do Grupo.

16/10

Segunda – chegada a PORTO – traslado para o Hotel Tuela – tarde livre- Jantar e alojamento Hotel Tuela.

17/10

Terça – PORTO é a segunda maior cidade de Portugal, com um charme e carisma únicos.
Depois de um curto passeio panorâmico pelo Porto, vamos começar a descer a Judiaria descobrindo o passado secreto da comunidade judaica da cidade que serão completados após uma visita à Sinagoga. Continuação para a Ribeira, o bairro mais característico do Porto, onde as casas antigas com suas fachadas coloridas ainda nos lembram os pescadores e marinheiros que lá viviam. À tarde, são aguardados nas Caves do vinho do Porto Taylor para uma visita de suas instalações vinícolas e prova de um Vinho do Porto Kosher, o único feito no Mundo!
Jantar e alojamento no  Hotel TUELA ***.

18/10

Quarta – PORTO
Café da manhã. Cruzeiro de 6 Pontes – 50 Minutos, depois subida de Onibus junto ao Douro até uma Quinta Vinícula no Douro, com visita, prova e almoço. Regresso ao fim da Tarde ao Porto. Excelente oportunidade para desfrutar de paisagens únicas onde é plantado o vinho do Porto. Palestra sobre o tema “A presença judaica e o grande legado em Portugal” (Profa. Dra. Elvira Mea, da Universidade do Porto) as 18 horas no auditório do Hotel Tuela. Jantar e alojamento no  hotel Tuela.

19/10

Quinta – COIMBRA, VISEU
Café da manhã. Saída para a cidade dos estudantes: COIMBRA. Com uma das mais antigas universidades da Europa, Coimbra tem-se destacado como um centro de cultura e conhecimento nos últimos sete séculos. A visita à Universidade vai dar uma perspectiva geral do sistema de ensino em Portugal, bem como uma abordagem perspicaz da influência que a população Judaica teve no sistema educativo Português. Visita do Pátio do Tribunal do Santo Oficio. O dia irá continuar em direção ao sul, para a cidade de VISEU com a sua catedral e o bairro medieval. Visita da cidade. Jantar e alojamento no  Hotel PRINCIPE PERFEITO ****

20/10

Sexta – VISEU, TRANCOSO
Café da manhã. Saída para TRANCOSO, à chegada visita à Judiaria medieval e ao Centro Cultural Isaac Cardoso.
Celebração do Cabalat Shabat e Jantar e alojamento no HOTEL TURISMO DE TRANCOSO **** / Trancoso

21/10

Sábado – BELMONTE, SORTELHA, CASTELO DE VIDE
Café da manhã. Saída para Belmonte, um dos melhores locais em Portugal para compreender os segredos e mistérios de uma comunidade judaica que teve de viver em segredo durante séculos. Esta pequena comunidade judaica é o centro mais ativo judaico de Portugal e ainda preserva algumas das antigas tradições que lhes permitiram praticar a religião judaica em segredo. Terá a oportunidade de visitar o Museu do Descobrimento e o Museu Judaico e a atual sinagoga, desfrutando do silêncio das montanhas que inspiraram milhares de judeus que decidiram estabelecer-se nesta região. Podemos ainda levá-lo a visitar a encantadora Vila de Sortelha, apenas a poucos minutos de Belmonte.
Deixando Belmonte seguimos CASTELO DE VIDE. Localizado no topo da Montanha de São Mamede, Castelo de Vide ainda preserva o antigo Castelo, a Judiaria e uma das sinagogas mais antigas e importantes de Portugal.
Celebração do Havadalah e Jantar e alojamento no HOTEL SOL E SERRA ***

22/10

Domingo – CASTELO DE VIDE, MARVÃO, TOMAR
Café da manhã. Visita à antiga sinagoga. Apenas a alguns minutos de Castelo de Vide vai encontrar o imponente castelo de MARVAO onde no passado bravamente foi defendida a independência portuguesa dos invasores espanhóis, visitando a ponte da fronteira com a Espanha por onde passaram milhares de judeus expulsos em 1492. Durante a tarde, vamos partir para TOMAR, onde visitaremos uma das sinagogas mais importantes de Portugal. O Museu Judaico Abraão Zacuto permitirá entender a importância da população judaica na cidade. No topo do morro está localizado o Convento de Cristo, Património Mundial pela UNESCO, que é o bastião de uma das mais importantes ordens religiosas em Portugal: a Ordem de Cristo. Jantar e alojamento no  HOTEL DOS TEMPLÁRIOS **** / TOMAR

23/10

Segunda – TOMAR, OBIDOS, LISBOA
Café da manhã. A primeira parada no nosso caminho é ÓBIDOS. Esta vila medieval ainda preserva a atmosfera dos séculos que por ela passaram. As antigas muralhas do castelo, que encerram as suas casas brancas, são um símbolo de que o passado ainda está presente na sua vida cotidiana. Um curto passeio pelas ruas estreitas de paralelepípedos, onde pequenas lojas oferecem a “Ginjinha” (licor de cereja) será o começo perfeito do dia. Depois de Óbidos a próxima paragem é SINTRA, vila medieval denominada “Património Mundial da Unesco”. Continuação para Lisboa passando por CASCAIS e ESTORIL.
Jantar num Restaurante Tipico com show de FADO.
Alojamento no Hotel Skyna **** / LISBOA

24/10

Terça – LISBOA
Café da manhã. Começamos o nosso dia com uma visita à Sinagoga de Lisboa. Com a sua fachada escondida (por causa das regras rígidas que foram impostas aos edifícios judeus no passado) ainda é o ponto de encontro da comunidade judaica de Lisboa. Após a visita guiada à Sinagoga, vamos começar a visita da capital Portuguesa, visitando a Praça do Rossio e a Praça do Comércio, local onde se fazia a fogueira da Inquisição. Este primeiro dia permite-lhe conhecer Lisboa, colonizada por várias civilizações ao longo dos séculos: Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Mouros e finalmente o Português após 1147. Iremos visitar o Castelo de São Jorge, incluindo o seu quarto circundante e Alfama, bairro mais antigo de Lisboa. Perto de Alfama visitaremos a Judiaria (Bairro Judeu) de Lisboa, com as suas ruas estreitas e casas pequenas, onde a população judaica vivia. Lisboa também está relacionada com os feitos heroicos da expansão marítima Portuguesa, nos séculos XV e XVI. Esta foi a época dos Descobrimentos e da Era de Ouro de Portugal, transformando Lisboa no centro opulento de um vasto império. Parte da riqueza destas expedições foi usada para construir monumentos magníficos num estilo único Português: o estilo Manuelino, extravagante arquitetura, melhor tipificado no Mosteiro dos Jerónimos. Alguns destes monumentos ainda podem ser vistos, especialmente na área de Belém. Há sentidos que só podem ser sentidos em LISBOA. Ninguém ficará indiferente ao seu clima temperado, a característica luz solar e às excelentes refeições que você pode ter aqui. Jantar e alojamento no Hotel Skyna

25/10

Quarta – visita a Torre do Tombo – manhã. Tarde e noite livre

26/10

Café da manhã. Hotel check-out e transfere para o aeroporto.
Retorno a Belo Horizonte

(*) Este roteiro (locais de visitação) poderá ser alterado sem aviso prévio caso haja necessidade. VAGAS LIMITADAS! CLIQUE AQUI E GARANTA A SUA!